Case Study #1

A nossa cliente, uma designer de produto independente, requeria que as embalagens dos seus produtos estivessem de acordo com a imagem da sua marca de mobiliário.

Conheça como desenvolvemos e produzimos a solução de embalagem para as suas mesas, de forma a reduzir o tempo de embalamento através de uma abordagem sustentável que eliminou substancialmente os componentes de embalagem de origem plástica.

O desafio

A cliente contactou a Verpakking com o intuito de conceber uma embalagem que preenchesse certos requisitos:

  1. Otimizar o processo logístico, tornando-o mais simples e rápido;
  2. Permitir que o produto fosse novamente embalado após ser exposto, reutilizando a embalagem;
  3. Impedir que o produto e seus acessórios se movessem durante o transporte, independentemente da posição em que estão colocados/transportados;
  4. Melhorar a imagem da marca através de uma embalagem sóbria e sustentável;
Embalagem original

A abordagem

Tratando-se de produtos para um mercado de nicho, o foco da intervenção concentrou-se na diminuição do volume total de embalagem, embalamento mais rápido e eficiente, aspecto e funcionalidade.

A embalagem exterior foi concebida em cartão duplo reforçado, em modelo auto-montável para conferir mais resistência a embates laterais e empilhamento. Quando completamento fechada, as laterais da embalagem têm um total de ±32mm de espessura, em que a espessura do cartão tem apenas 8mm.

O tampo da mesa foi protegido com uma estrutura de cartão desenhada sob medida, com o propósito de manter o mesmo e restantes componentes afastados em 10 cm em redor do mesmo, actuando também como amortecedor.

Para as pernas da mesa, foram produzidas embalagens próprias, auto-montáveis em cartão micro-canelado, que restringissem qualquer movimento das mesmas quando em deslocação. Esta própria embalagem, assim como outros componentes, tem a função de auxiliar a resistência ao empilhamento.

O resultado

Uma embalagem que transmite na perfeição a imagem minimalista e de qualidade dos produtos da marca, e que revela a importância do lema “less is more” (menos é mais).

A poupança em números:

  • Eliminação de 99% de plástico na embalagem;
  • Redução do tempo de embalamento em cerca de 60%;
  • Optimização da dimensão da embalagem em cerca de 20%;
  • 100% sustentável e reciclável;

Todos os designs foram desenvolvidos pela Verpakking e são de sua exclusiva propriedade.